Início         - Fone: (11) 4667-1077          contato@cmis.sp.gov.br    

Notícias



Vereadores visitam Usina “Lixo Limpo”

Vereadores visitam Usina “Lixo Limpo”
Visualize fotos

 

 
Instalada no município de Porto Real – Rio de Janeiro a Usina Lixo Limpo recebeu em visita o Presidente da Câmara Cícero Costa, o Prefeito Amarildo Gonçalves (Chuvisco), juntamente com os Vereadores Dr. José Martins, Jonas Feijó, Zé Hélio e Fabinho Gêmeos onde conheceram as dependências da usina, todo o processo de reaproveitamento de resíduos, desde quando o lixo chega ao local de tratamento até o momento em que são processados para a geração de energia, seus maquinários, os estágios por onde passa o lixo, lembrando que a usina aproveita cerca de 40% do lixo produzido na cidade para a produção de energia.

 

 

O objetivo desta visita foi conhecer o processo para a adequação do município à nova legislação da área, que entra em vigor em agosto do próximo ano. De acordo com a Lei 12.305/10, todos os municípios brasileiros deverão desativar seus "lixões", os transformando em aterros sanitários.

COMO FUNCIONA A USINA

A Usina Lixo Limpo funciona recebendo o lixo diretamente em moendas receptoras, que, instantaneamente repassam os insumos para uma esteira responsável por rasgarem os sacos, facilitando o processo de triagem do lixo.

Em seguida, os funcionários cooperados fazem a seleção manual dos resíduos, fazendo com que o processo organizado resulte em uma quantidade quatro vezes maior de materiais destinados à reciclagem.

Finalizada a seleção manual, o material passa por uma esteira magnética que realiza a separação dos metais dos lixos orgânicos. Os resíduos restantes são então levados ao compactados e são encapsulados em resistentes bolsas, chamadas de Bags. 
 
 
 No depósito de matéria prima, as Bags são alojadas sem que o material interno tenha qualquer contato com o solo ou o meio externo, permanecendo no local por no máximo três anos. Bombas a vácuo ficam ligadas aos sacos para a captação de biogás, que pode ser beneficiado e revendido como insumo.

Outras das vantagens da Usina Lixo Limpo é o espaço ocupado para o empreendimento. Um aterro sanitário, em média, ocupa uma área de 247,11 acres, a usina necessita de apenas cinco hectares.

Além de cumprir as exigências legais com relação à destinação do lixo, o modelo da Usina Lixo Limpo proporciona economia para o município em longo prazo e gera empregos.

O Presidente da Câmara Cicero Costa e o Prefeito Chuvisco se mostraram satisfeitos com a visita e com os esclarecimentos prestados pelo diretor da usina. “Creio que este procedimento pode ser o que esperamos para o futuro, até mesmo porque estamos em um momento em que discutimos muito o destino de resíduos sólidos em palestras e conferencias em nosso município. O destino do lixo passou a ser uma preocupação prioritária para todas as cidades. É importante conhecer novos processos para aumentar a vida útil dos aterros municipais bem como oferecer condições para os trabalhadores de recicláveis. Nosso objetivo é tratar o lixo pensando no bem estar do munícipe”, alegou o Presidente da casa de leis.

Fonte: Sermerson Tiago da Silva.`.

Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Itapecerica da Serra
 
 




Publicado em: 01 de outubro de 2013

Publicado por: Assessoria de imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara



Fique por dentro

Outras Notícias



LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

Protegendo os dados e a privacidade em Itapecerica da Serra.

Saiba Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!